O BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento foi criado em 1959 através de um acordo entre 21 países membros da OEA – Organização dos Estados Americanos, com o propósito de contribuir para acelerar o processo de crescimento econômico e social dos países da região, individualmente e coletivamente.
A atuação do BID sempre foi muito além de simples financiamento de projetos, como era comum na época de sua criação. Suas práticas inovadoras se mostraram tão eficazes ao longo de sua existência, que logo o BID se tornou o modelo a partir do qual outros bancos de desenvolvimento multilateral regionais foram criados.
Hoje o BID é o maior e mais antigo banco de desenvolvimento regional, sendo a principal fonte de financiamento multilateral para programas de desenvolvimento socioeconômico e institucional na América Latina e no Caribe, bem como para programas para a promoção de comércio e integração da região.
O BID conta hoje com 47 países membros, incluindo a participação de membros não regionais, ou seja, países da Europa e Ásia que não fazem parte da OEA – Organização dos Estados Americanos. Entretanto, em consonância com o objetivo para o qual o BID foi criado, a aplicação de seus recursos é concentrada totalmente nos países da América Latina e do Caribe, que são os chamados países membros mutuários. O grupo de países membros mutuários, composto por todos os membros regionais, exceto Estados Unidos e Canadá, possui também a maioria do capital e do poder de voto. Esta característica torna o BID diferente de outros bancos, como o BIRD (Banco Mundial), por exemplo, onde a maioria do capital e do poder de voto pertence aos países desenvolvidos.
Especificamente para o Programa Rodoviário do Espírito Santo II – Programa BID II, o BID, através do Contrato de Empréstimo N.º 1675/OC-BR, firmado em 28 de março de 2006 com o Governo do Estado do Espírito Santo, estará destinando 73,5 milhões de dólares para a implementação do Programa, que tem um custo total estimado em 122,5 milhões de dólares. Os recursos serão aplicados em obras de pavimentação e reabilitação de rodovias, obras de segurança rodoviária com o tratamento de pontos críticos, sinalização e apoio à Polícia Rodoviária Estadual, e no fortalecimento institucional do DER – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo.